Estrutura
Campi
Campus Morro do Cruzeiro (Ouro Preto), ICHS e Icsa (Mariana) e Icea (João Monlevade).
Institutos
- Unidades acadêmicas em Ouro Preto:
Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead): é uma unidade acadêmica da UFOP que tem como objetivo a consolidação e o aperfeiçoamento da modalidade a distância, ofertando cursos de graduação, pós-graduação e extensão por meio de Educação a Distância (EaD) e oferecendo apoio às demais unidades para a realização de atividades acadêmicas por meio desta modalidade. Sua criação ocorreu em 2003, consolidando uma experiência que se iniciou no final da década de 1990.
•Saiba mais: http://www.cead.ufop.br.
Escola de Educação Física (EEF): oferta os cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física, além de disciplina homônima em diversos cursos, desenvolvendo, ainda, projetos de pesquisa e extensão nessa área.
•Saiba mais: https://eefufop.ufop.br/.
Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM): É uma unidade formada a partir da união desses três departamentos, Direito (DEDIR), Turismo (DETUR) e Museologia (DEMUL), que apoia e desenvolve atividades e projetos nestas áreas do conhecimento.
•Saiba mais: http://www. edtm.ufop.br.
Escola de Farmácia (Efar): foi fundada em 1839, sendo a primeira escola de formação nesta área na América Latina. No ano de 1969, juntamente com a Escola de Minas, instituiu a UFOP. Atualmente oferece cursos de graduação em Análises Clínicas e Indústria Farmacêutica, cursos de especialização em Citologia Clínica e Análises Clínicas e mestrado em Ciências Farmacêuticas.
•Saiba mais: http://www.escoladefarmacia.ufop.br.
Escola de Minas (EM): idealizada por Dom Pedro II e fundada por Claude Henri Gorceix em 12 de outubro de 1876, a Escola de Minas foi pioneira no país em estudo geológico, mineralógico e metalúrgico. No ano de 1969, juntamente com a Escola de Farmácia, instituiu a UFOP. Atualmente oferece cursos, atividades e projetos em diversas áreas de engenharia e arquitetura.
•Saiba mais: http://www.em2.ufop.br.
Escola de Medicina (Emed): criada em 2012, a Escola de Medicina oferta cursos e atividades na área de saúde, especialmente na formação de médicos. Além disso, a unidade é responsável pelo programa de pós-graduação em Residência Médica em três áreas de especialização: Clínica Médica, Cirurgia Geral e Medicina de Família e Comunidade.
•Saiba mais: http://www.medicina.ufop.br.
Escola de Nutrição (Enut): o curso de Nutrição foi criado em 1978, inicialmente vinculado à Escola de Farmácia. Adquiriu autonomia didática em maio de 1982 com a criação do Colegiado do Curso de Nutrição, paralelamente à inauguração das suas instalações próprias. Atualmente a unidade desenvolve atividades e projetos ligados à nutrição e alimentos.
•Saiba mais: http://www.enut.ufop.br.
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb): fundado em 1982, o ICEB foi a primeira Unidade Acadêmica a se instalar completamente no campus Morro do Cruzeiro. Foi criado com o objetivo de reunir os ciclos básicos dos cursos de Farmácia, Nutrição e das Engenharias. Atualmente oferece cursos de licenciatura e bacharelado, além de ofertar disciplinas dos ciclos básicos a outras unidades da universidade.
•Saiba mais: http://www.iceb.ufop.br.
Instituto de Filosofia, Arte e Cultura (Ifac): reúne os cursos de Filosofia, Artes Cênicas e Música e oferece os cursos de pós-graduação stricto sensu em Filosofia e Artes Cênicas.
•Saiba mais: http://www.ifac2.ufop.br.
- Unidades Acadêmicas em Mariana
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS): a formação de docentes para atuação nas redes de educação básica constitui uma das sua vocações desde sua fundação, em 1979. O instituto surgiu a partir da incorporação à UFOP da Faculdade de Filosofia de Mariana (FAFIM) e da
Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente, o ICHS oferece as graduações em História, Letras e Pedagogia, em cursos de licenciatura e bacharelado, e cursos de pós-graduação stricto sensu nas áreas de História, Letras e Educação.
•Saiba mais: http://ichs.ufop.br.
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa): criado em 2008 a partir da adesão ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), abriga quatro cursos de graduação no campus Mariana, Serviço Social, Administração, Ciências Econômicas e Jornalismo, além de cursos de pós-graduação stricto sensu. O instituto se destaca por sua flexibilidade curricular e por aliar as novas tecnologias à reflexão acerca das relações sociais.
•Saiba mais: http://www.icsa.ufop.br.
- Unidades Acadêmicas em João Monlevade
Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea): foi criado em 2002, em parceria com a prefeitura de João Monlevade. Inserido na região do Vale do Aço, atualmente o campus é espaço de novas oportunidades em educação, pesquisa e tecnologia nas áreas de engenharia e sistemas de informação. Oferece os seguintes cursos: Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação.
•Saiba mais: http://www.icea.ufop.br.
Quantidade de prédios
Ocupando uma área total de 150,7 mil m², a UFOP vem, desde 1969, superando desafios relativos aos investimentos e adequações físicas, principalmente nas cidades de Ouro Preto e Mariana, que são tombadas pelo Patrimônio Histórico. Quando de sua fundação, em 1969, as centenárias Escola de Farmácia (1839) e Escola de Minas (1876), que deram origem à universidade, foram mantidas nas edificações originais, em prédios localizados no centro histórico de Ouro Preto. Inicialmente, diante das necessidades dos cursos, foram realizadas reformas, criados anexos e expansões visando adequar tais espaços ao uso acadêmico. Porém, em um segundo momento, percebeu-se que, seja pelo respeito à questão histórica, seja pelas limitações físicas das edificações, não era mais possível atender à demanda da expansão dos cursos e da própria universidade. A partir dessa percepção, foi criado o campus do Morro do Cruzeiro e, anos depois, os de Mariana e João Monlevade.
Laboratórios
A UFOP conta com uma ampla infraestrutura em laboratórios de pesquisa, somando mais de 100 laboratórios nas mais diversas áreas de conhecimento.
Bibliotecas
O Sistema de Bibliotecas e Informação (SISBIN) é o órgão da UFOP responsável pela gestão administrativa do acervo e do espaço físico de 12 bibliotecas setoriais. Por meio de sua estrutura, acervo e serviços, o SISBIN promove a organização, a disseminação e o acesso à informação, contribuindo para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da comunidade universitária. O SISBIN possui unidades nos três campi da UFOP: Biblioteca da Escola de Farmácia (BIBEFAR, 1889), Biblioteca do Departamento de Geologia e Mineração (BIBDEGEO, 1972), Biblioteca da Escola de Nutrição (BIBENUT, 1979), Biblioteca do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (BIBIFAC, 1979), Biblioteca do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (BIBICHS, 1981), Biblioteca do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (BIBICEB, 1982), Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas (BIBORAR, 2000), Biblioteca do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (BIBICEA, 2002), Biblioteca do Departamento de Música (BIBDEMUS, 2006), Biblioteca da Medicina (BIBMED, 2007) e Biblioteca do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (BIBICSA, 2009).
•Saiba mais: www.sisbin.ufop.br.