skip to content

Cursos Presenciais

Os cursos presenciais são ofertados em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. A UFOP é uma universidade pública, então não há cobrança de mensalidade. Veja como participar da seleção para estudar aqui:

A UFOP não realiza vestibular próprio. A seleção para os cursos presenciais é feita pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que reúne em um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação (MEC) as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a maioria delas instituições federais (universidades e institutos).

A seleção é feita a partir da nota da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Acesse informações sobre a prova. O cronograma do Enem e do SiSU são definidos pelo MEC.

Todas as informações dos processos seletivos da UFOP no SiSU, incluindo os editais e o cronograma de chamadas e matrículas, são divulgadas na página do Vestibular/UFOP.

Anualmente, a UFOP publica um edital que traz as informações do processo seletivo, incluindo o número de vagas por curso, o turno e local de oferta, a distribuição das reservas de vagas da Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), a forma de chamamento para matrículas e os documentos necessários. Desde o primeiro semestre de 2024, o SiSU é realizado uma vez por ano e seleciona estudantes para os dois semestres letivos de uma só vez.

Também é publicado o edital relativo aos procedimentos de comprovação da renda familiar para os candidatos que declararam renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo. O edital determina as formas e os documentos necessários para comprovação, além de exibir formulários e modelos diversos de declaração a serem utilizados pelos interessados.

Os candidatos devem ler atentamente os editais do processo seletivo e ficar atentos ao cronograma de chamadas e de matrículas para não perderem a sua vaga!

As inscrições para o SiSU são realizadas pelo site sisualuno.mec.gov.br, em período definido pelo MEC. O acesso é feito com a senha Gov.Br, a mesma utilizada na inscrição para o Enem.

Na inscrição, os candidatos podem indicar dois cursos diferentes na mesma instituição de ensino superior ou podem indicar cursos de duas instituições diferentes.

A primeira chamada para matrículas é realizada pelo próprio SiSU e recebe o nome de Chamada Regular. Os candidatos que não são selecionados nessa chamada podem se inscrever na Lista de Espera do SiSU, devendo escolher um dos cursos indicados na sua inscrição.  

Os cronogramas de chamadas e de matrículas são definidos pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFOP), considerando os calendários acadêmicos. Ou seja, as datas e o número de chamadas para os cursos da UFOP não acompanham os cronogramas de outras instituições. Cabe ao candidato acompanhar as datas das publicações e, sendo convocado para matrícula, tomar as providências necessárias para a apresentação da documentação devida, nos prazos determinados.

Os procedimentos de matrícula são definidos pelos editais de convocação (chamadas). Atualmente, todas as etapas de matrícula da UFOP são realizadas de forma eletrônica, utilizando sistemas e formulários específicos. A documentação exigida aos candidatos cotistas também é recebida em formato eletrônico. Os candidatos devem ficar atentos às listas de documentos necessários à matrícula, na página Vestibular/UFOP.

50% das vagas oferecidas, por curso e turno, são reservadas de acordo com a Lei de Cotas. Saiba mais sobre as cotas e a quem elas se destinam.

Acesse na página Vestibular/UFOP as informações sobre os processos seletivos.

SEGUNDA CHANCE - Semestralmente, a UFOP publica um edital para ocupação das vagas remanescentes do SiSU. Essa oferta depende do número de vagas que não foram preenchidas ao fim das chamadas. Quem tem interesse em participar deve ficar atento à página da Prograd/UFOP, onde os editais são publicados: www.prograd.ufop.br > Processos Seletivos > Vagas Remanescentes.