Alunos com deficiência
A reserva de vagas para alunos com deficiência, aprovada por decreto publicado em 20 de abril, passou a vigorar para alunos egressos no processo seletivo 2017.2. Na lei, de dezembro de 2016, com portaria normativa do MEC em 5 de maio de 2017, a reserva de vagas é destinada a alunos egressos de escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência. A implementação da reserva passou a vigorar no segundo semestre letivo de 2017 e, no total, foram convocados 150 candidatos com deficiência para todos os cursos da UFOP.
A Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão (Cain), setor vinculado a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), busca apoiar alunos da UFOP que apresentem algum tipo de deficiência, promovendo ações que contribuam para a permanência dessas pessoas na Instituição.
Atualmente a Cain atende estudantes com deficiência (física, visual, auditiva e intelectual), com Transtornos Globais de Desenvolvimento (autismo, síndrome de Asperger, entre outras) e também com altas habilidades e superdotação.