Música
O curso de Música da UFOP foi criado em 1999 a partir da demanda da Escola Livre de Música, que funcionava em Ouro Preto, desde 1993 e propõe uma formação abrangente, ou seja, o profissional desenvolve habilidades que o permitam atuar como professor, músico e pesquisador.
A matriz curricular estrutura-se com base em três eixos: teoria geral da música, formação musical por meio do instrumento ou canto e didático-pedagógico. No campo de teoria geral da música, enfatiza-se o processo de criação, o que possibilita uma formação musical sólida e crítica. A formação instrumental pode ser em instrumentos (clarineta, flauta doce, flauta transversa, guitarra, percussão, piano, saxofone, trompete e violão) ou canto.
O graduado em Música pode atuar na educação musical como professor da área em escolas de ensino geral, bem como em escolas de ensino especializado em música (conservatórios e escolas livres). Além disso, a formação permite a inserção do aluno na livre iniciativa e em projetos culturais, organizados por instâncias públicas ou por organizações não-governamentais.