Engenharia Geológica
Pioneiro no país, o curso de Engenharia Geológica é oferecido desde 1961 pela Universidade Federal de Ouro Preto. O curso integra a área das Ciências Exatas e da Terra possuindo disciplinas básicas das áreas de Matemática, Química, Física, Computação e disciplinas específicas. São oferecidas também disciplinas com características específicas como Técnicas de Levantamento Estratigráfico, cujas atividades de campo normalmente são realizadas na região de Morro do Chapéu/Bahia, com duração de 15 dias, e a parte laboratorial no Departamento de Geologia da Escola de Minas.
O estágio de Mapeamento Geológico é realizado em parceria com o Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Diamantina/MG, com duração de 15 dias, sob
orientação de professores da UFOP e da UFMG.
O geólogo está apto a realizar trabalhos topográficos e geodésicos, levantamentos geológicos, geoquímicos e geofísicos, estudos relativos às ciências da terra, trabalhos de prospecção e pesquisa para cubação de jazidas e determinação de seu valor econômico. Além disso, pode atuar no ensino das ciências geológicas nos estabelecimentos de ensino secundário e superior, dando continuidade também a seus estudos no Mestrado e no Doutorado. Também está apto a lidar com assuntos legais relacionados às suas especialidades, como perícias e arbitramentos referentes às funções já mencionadas.