skip to content

Ensino gratuito e de qualidade

Direito de acesso e permanência na educação superior pública
Nos últimos dez anos, a UFOP experimentou o aumento expressivo de aproximadamente 124% de suas vagas nos cursos de graduação e implementou políticas de ações afirmativas que garantem hoje que 50% dessas vagas sejam destinadas a estudantes provenientes de escolas públicas, parte deles com baixo nível socioeconômico, pretos e pardos. A instituição se mantém firme no sentido de ampliar o número de vagas disponíveis, mediante o atendimento das condições que garantam a qualidade da formação dos estudantes, de modo a permitir a constante democratização do acesso ao ensino superior. 

Além disso, é importante pensar em políticas de incentivo à permanência dos estudantes no ensino superior. Desse modo, todas as políticas institucionais devem concorrer para a garantia da permanência dos estudantes na instituição com qualidade, incluindo aqueles com demandas pedagógicas especificas. Para além das ações próprias da assistência estudantil e de acompanhamento e desenvolvimento acadêmico, há que se pensar em ações efetivas, que visem combater todas as formas de relação e convívio que possam servir como mecanismos de reforço das desigualdades e da discriminação no interior da própria vida universitária. A inclusão de todos na vida universitária e o direito à aprendizagem devem ser o mote de todas as ações acadêmicas universitárias. 

Ensino gratuito e de qualidade
A Universidade desenvolve programas e ações inovadoras destinadas a contribuir para a melhoria do ensino de graduação. São propostas de aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, elaboração e organização de materiais e coleções didáticas de auxilio às disciplinas, dentre outras experiências inovadoras de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.  

Mostra de Profissões
O evento apresenta aos alunos do terceiro ano do ensino médio e cursos pré-vestibulares de todo o país os 50 cursos presenciais oferecidos pela UFOP e as graduações na modalidade a distância. A programação conta com palestras, salas interativas, apresentações culturais e visitas monitoradas a estandes e laboratórios.