skip to content

Moradia estudantil

Ouro Preto

Apartamentos: Bauxita: 96 vagas divididas em 24 apartamentos, localizados na Vila Operária, próximo ao campus Morro do Cruzeiro. Critério de seleção de moradores: classificação socioeconômica, regulada por edital específico, publicado de acordo com a liberação de vagas.

Vila Universitária: Possui oito casas, totalizando 150 vagas. As casas são adaptadas para pessoas com deficiência física. A Vila fica próxima ao campus Morro do Cruzeiro. 

Repúblicas Federais: são os imóveis que a Universidade cede aos alunos para a moradia estudantil. Em Ouro Preto são 59 repúblicas, espalhadas pelo centro histórico de Ouro Preto. Às moradias é assegurada a autogestão, em que cada casa tem seu regimento interno, seguindo os parâmetros da resolução CUNI 1540. Cada moradia tem um critério de seleção próprio que dura três meses, e no qual é avaliado o espírito de solidariedade e senso de comunidade. São 794 resisidentes. 

Mariana

Conjunto I: são sete casas pertencentes à Instituição que se localizam próximas ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). São 84 residentes. 

Conjunto II: são quatro casas com nove quartos duplos, sala, cozinha, banheiros e área de serviço; quatro apartamentos com seis quartos duplos, sala, cozinha, banheiros e área de serviço, localizado no bairro Nossa Senhora do Carmo. A seleção é feita por critérios socioeconômicos. As casas são adaptadas para pessoas com deficiência física. São 120 residentes. 

João Monlevade

A UFOP não possui moradias no campus João Monlevade. Por isso, são ofertadas bolsas de auxílio moradia a fim de suprir a demanda dos estudantes. 

 

Outras opções

 Repúblicas Particulares também são outra opção de moradia para os alunos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. São aquelas onde grupos de estudantes se unem e alugam um imóvel particular, dividindo os custos referentes à manutenção da casa. A UFOP colabora com o apoio jurídico, por meio de projeto de extensão do curso de Direito, no que diz respeito ao relacionamento com os locatários.Durante as matrículas dos calouros, alunos moradores das repúblicas federais e particulares divulgam as vagas existentes. Todas as Repúblicas possuem um custo referente à manutenção da casa.

      • Saiba mais.