skip to content

Cotas para alunos com deficiência

A reserva de vagas para alunos com deficiência, aprovada por decreto publicado em 20 de abril, passa a vigorar para alunos egressos no processo seletivo 2017.2. Na lei, de dezembro de 2016, com portaria normativa do MEC em 5 de maio de 2017, a reserva de vagas é destinada a alunos egressos de escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência. A implementação da reserva passou a vigorar agora, no segundo semestre letivo de 2017. No total, foram convocados 150 candidatos com deficiência para todos os cursos da UFOP.  

O Núcleo de Educação Inclusiva (NEI), setor vinculado a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), busca apoiar alunos da UFOP que apresentem algum tipo de deficiência, promovendo ações que contribuam para a permanência dessas pessoas na Instituição. 

Atualmente o NEI atende estudantes com deficiência (física, visual, auditiva e intelectual) e também com Transtornos Globais de Desenvolvimento (autismo, síndrome de Asperger e altas habilidades/superdotação).