skip to content

Representando um marco do pioneirismo na cidade de Ouro Preto, o curso de Farmácia nasceu junto com a Escola de Farmácia, em 1839. A consolidação da Escola de Farmácia se deu após a proclamação da República, tornando-se a primeira escola da América Latina a desvincular os estudos farmacêuticos do curso de Medicina. Com duração de 10 semestres, o curso oferece 50 vagas no período diurno. 
Com viés teórico-prático e formação generalista, o curso tem como objetivo formar profissionais capazes de restaurar e garantir qualidade na saúde e bem estar humano por meio do conhecimento pleno do uso de medicamentos. Com disciplinas obrigatórias, eletivas e estágio supervisionado, a graduação capacita o aluno a exercer atividades referentes aos fármacos, medicamentos, cosméticos, indústrias, análises clínicas, toxicológicas e de alimentos. 
Para garantir formação sólida e prática, o curso possui 33 laboratórios de aulas práticas para graduação e 22 laboratórios de pesquisa. O curso conta também com 95% do quadro de professores formado por doutores, em sua maior parte envolvidos em cursos de pós-graduação nas áreas das Ciências Farmacêuticas, Ciências Biológicas e Análises Clínicas.

Área de Atuação

O farmacêutico está apto a atuar em todos os níveis da atenção à saúde com base no rigor científico e intelectual, capacitado para o exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e aos alimentos. Pautado em princípios éticos, na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, o profissional dirige sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.