skip to content

Processo Seletivo SiSU

SiSU

A seleção dos estudantes para a Universidade Federal de Ouro Preto é realizada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A plataforma utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificação e seleção de candidatos aos 50 cursos presenciais da Universidade.

Para concorrer a uma vaga no curso de Música, é preciso fazer a prova de aptidão específica, valendo-se também da pontuação da prova de conhecimentos gerais e de redação do Enem.

Já as graduações a distância não são ofertadas na plataforma do Sisu, mas utilizam o Enem como etapa única. 

Presencial e a distância

Ainda visando reforçar a sua missão como instituição pública, democrática e inclusiva, a UFOP deve reafirmar o seu compromisso com a diversificação da modalidade de oferta de seus cursos, seja no nível da graduação, da pós-graduação ou da extensão universitária. Desse modo, é fundamental que se estimule permanentemente a oferta de cursos a distância com o objetivo fundamental de atender às populações tradicionalmente excluídas do acesso ao ensino superior em função das grandes distâncias geográficas que marcam o nosso país e, em especial, o estado de Minas Gerais. 

Essa diversificação da modalidade de oferta de cursos deve preencher, ainda, outra importante função no conjunto da vida universitária: funcionar como fator impulsionador do uso das TICs como ferramentas pedagógicas inovadoras no âmbito da universidade. Para isso, deve-se buscar a permanente integração das ações do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFOP ao conjunto da universidade, potencializando as suas ações, seus recursos tecnológicos, suas ferramentas de aprendizagem e seus recursos humanos. 

Cotas

A UFOP destina 50% de suas vagas para estudantes egressos de escola pública de acordo com a Lei 12.711/2012, alterada pela Lei 13.409 de dezembro de 2016, que garante também cotas para pessoas com deficiência.